Skip to main content

Passo a passo para escrever um roteiro para livro de maneira eficiente

By 14 de maio de 2019maio 16th, 2019Artigo

Você tem o hábito de elaborar um roteiro para livro antes de dar vida a suas primeiras páginas? Não é difícil encontrar um escritor que, mesmo apaixonado pela escrita, sofreu com o bloqueio criativo, começou a duvidar da sua capacidade e acabou desistindo do sonho de publicar uma obra.

Isso acontece porque muitas pessoas não sabem que é necessário contar com algo além da inspiração: bom planejamento. Com isso, fica mais fácil estruturar o conteúdo, organizar as ideias e acontecimentos para chamar a atenção do leitor e, consequentemente, evitar desilusões.

Escrever um roteiro para livro de maneira eficiente é o primeiro passo para produzir uma obra de sucesso. Quer saber como fazer isso? Acompanhe!

Faça um brainstorming

Precisa de ideias para o seu livro? Então o brainstorming é um bom primeiro passo para elaborar seu roteiro. Traduzido como “tempestade de ideias”, trata-se de uma técnica criativa grupal ou individual amplamente utilizada por agências de publicidade e marketing.

No entanto, boas ideias não surgem do nada — é preciso estimular a imaginação. Buscando um ambiente tranquilo e minimizando as distrações para focar na prática, fica mais fácil definir uma informação central e gerar uma lista de ideias.

Uma maneira simples de realizar o brainstorming é elaborando um mapa mental, para organizar as informações de forma intuitiva e desenvolver um panorama organizado das ideias iniciais. Veja os passos para fazer isso:

  1. separe uma folha em branco e diversas canetas coloridas — as cores ajudarão a assimilar e identificar diferentes ideias;
  2. escreva o motivo do brainstorming no centro da folha dentro de um círculo — você pode optar por “ideias para o livro” ou “roteiro para livro”, por exemplo;
  3. ao redor do título, não tenha medo de escrever todas as ideias, até mesmo as mais absurdas, também dentro de círculos;
  4. faça um traço para ligar ao título principal o que foi escrito no passo 3;
  5. ao redor de cada ideia, puxe outros círculos contendo todas as informações que julgar importantes.

Conecte ideias e conceitos

Já definiu as ideias principais do roteiro? Então chegou o momento de arregaçar as mangas e pesquisar — pelo menos, é o que a maioria dos livros exige. Por exemplo, se a história vai se passar em um local real, é necessário conhecê-lo para escrever melhor sobre ele, certo?

É por meio do roteiro que você conectará suas primeiras ideias aos conceitos — o que propiciará o desenvolvimento de uma noção geral, ou detalhada, do enredo. Além disso, este é o momento de determinar quantos capítulos o livro terá aproximadamente, os pontos principais da trama e quem serão os personagens.

Desse modo, cada etapa da história vai ganhando uma forma e, por meio desses estudos e planejamentos, você pode, também, começar a ter uma noção de como será o final. Contudo, essa não deve ser a sua maior preocupação, pois há grandes chances de algumas coisas mudarem ao decorrer da trama.

Esboce personagens e cenários

Como são os personagens e cenários da sua história? Nesta parte do roteiro, além de usar a criatividade, você deverá ter bastante organização e concentração para esboçar as informações e evitar contradições ao longo da escrita.

Aos descrever os personagens, lembre-se de ir além das características físicas, idade, roupas etc. O que vai dar sentido e emoção ao enredo são questões mais profundas sobre quem você está criando. Alguns exemplos relevantes a serem abordados são:

  • qualidades;
  • defeitos;
  • temperamento;
  • traumas;
  • medos.

Os cenários, por sua vez, não só ambientam a trama, mas também lhe dão conteúdo. Portanto, certifique-se de transmitir sentimentos e aguce sentidos descrevendo sons, cheiros, sabores, aparências e texturas — tudo isso servirá para enriquecer a sua história.

Por fim, seja simples e objetivo — essa é uma dica que serve para o desenvolvimento do enredo também. Lembre-se de que a simplicidade, muitas vezes, tem um efeito muito mais positivo do que o exagero.

Ter um roteiro para livro inovador é ótimo, e essa é inclusive a melhor forma de escrever uma história envolvente. No entanto, é preciso cuidado para não tirar a naturalidade do conteúdo ou cansar o leitor ao inventar novidades demais.

Quer mais dicas para escrever a sua obra? Descubra, então, o tamanho ideal de um livro para ter sucesso!

Leave a Reply